terça-feira, 19 de outubro de 2010

O bom Pastor

"Eu sou o bom Pastor"

O capítulo 10 do evangelho de Joâo é uma das mais belas expressões do amor e da companhia de Cristo àqueles que o seguem. João, somente ele registra o que está contido aqui neste capítulo. Esta imagem de Cristo como o bom Pastor, transmitida por ele mesmo, nos remete ao Salmo 23, e de uma forma harmônica e inspirada como só Palavra de Deus nos pode tocar, somos como que levados a uma atmosfera de aconchego, amizade e conforto inigualáveis.
A relação ovelha -pastor é algo especial para os entendidos na pecuária ovina. Enquanto a relação boi-boiadeiro é de violência e impacto, sendo o gado bovino movimentado pelos gritos e azorragues dos seus condutores que por trás dos rebanho seguem açulando e azucrinando as reses para que elas caminhem, a do pastor-ovelha é totalmente diferente. O pastor vai a frente, muitas vezes em determinadas culturas, tocando uma flauta ou cantando, com voz suave e cãndida, e as ovelhas o seguem.
 É portanto, um arelação de conhecimento, harmonia e obediência.Cristo neste capítulo de excepcional ternura em seu início, coloca-se para nós e para todos os seus discípulos, de todas as épocas, como a porta de aprisco, o lugar de refúgio e segurança do rebanho. Como ele conta isto em termos de parábola, seus discípulos naquele momento, não vão entender muito bem o que lhes comunica nos primeiros seis versículos do capítulo, daí a repetição mais clara que faz no versículo7: " Tomou, pois Jesus a dizer-lhes||: Em verdade , em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas"
Sim, ele é a porta  na qual todos batemos em busca de companhia e paz. Ele vai dizer mais tarde: "No mundo tereis aflições" Pois bem, o que ele quer dizer é que tal como a ovelha, que ao final do dia procura a porta do aprisco, o portâo do seu curral, para ali se abrigar do perigo da noite lá fora e aquientar-se do frio da madrugada, o discípulo deve procurá-lo,para, por meio dele encontar a paz, a segurança e o amor que só este portal espiritual pode transmitir

Nenhum comentário:

Páginas

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails