sexta-feira, 2 de março de 2012

Abigail- Formosa e Prudente

A breve história de Abigail encontra-se no capítulo 25 de I Samuel.
Seu nome quer dizer" A fonte de Alegria". Evidentemente fora criada  num lar feliz. A maneira como conduziu a sua casa, depois de casada, indica que era competente, segura na sua capacidade de administrar. Possuía confiança própria.
Muitas vezes o ser humano precisa passar por um período de disciplina, de duro aperfeiçoamento9, para estar habilitado, burilado. Essa fase da vida de Abigail ocorreu evidentemente, após  seu casamento, pois seu marido era um homem cruel, escravo do vinho, um verdadeiro tolo, conforme indica seu nome.
"I Samuel- 25.3-  E era o nome deste homem Nabal, e o nome de sua mulher Abigail; e era a mulher de bom entendimento e formosa; porém o homem era duro, e maligno nas obras, e era da casa de Calebe."
A Bíblia não relata como essa mulher apresentava nas Escrituras como sendo " sensata e formosa" teve a desventura de se casar com Nabal. O que relata, e o que nos impressiona, é como Abigail salvou a sua família e todo o pessoal da grande fazenda que possuía, de uma destruição total pelas mãos de Davi e seus homens.
Deus galardoou a ação de Abigail. Ela achou graça aos olhos de Davi, por sua formosura e por sua prudência. Mais tarde Nabal morreu e ela tornou-se esposa de Davi.Abigail exerceu a maior influência sobre ele para o bem.Levou-o a lembrar-se que era vaso escolhido por Deus e que nas suas mãos já aprouvera a Deus colocar o bem-estar de todo o Israel.
Nas palavras de Davi, encontramos suas primeiras impressões dessa mulher extraordinária: " Bendito seja o Senhor Deus de Israel, que te enviou ao meu encontro E bendito seja o teu conselho, e bendita sejas tu, que hoje me impediste de derramar sangue, e de vingar-me pela minha própria mão!" I Samuel 25:32,33.
Natal negou mantimentos a Davi e seus homens. Abigail quando soube disso, procurou resolver com muita sabedoria
"18  Então Abigail se apressou, e tomou duzentos pães, e dois odres de vinho, e cinco ovelhas guisadas, e cinco medidas de trigo tostado, e cem cachos de passas, e duzentas pastas de figos passados, e os pôs sobre jumentos."
"

21  E disse Davi: Na verdade que em vão tenho guardado tudo quanto este tem no deserto, e nada lhe faltou de tudo quanto tem, e ele me pagou mal por bem.
22  Assim faça Deus aos inimigos de Davi, e outro tanto, se eu deixar até amanhã de tudo o que tem, até mesmo um menino.
23  Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se, e desceu do jumento, e prostrou-se sobre o seu rosto diante de Davi, e se inclinou à terra.
24  E lançou-se a seus pés, e disse: Ah, senhor meu, minha seja a transgressão; deixa, pois, falar a tua serva aos teus ouvidos, e ouve as palavras da tua serva.
25  Meu senhor, agora não faça este homem vil, a saber, Nabal, impressão no seu coração, porque tal é ele qual é o seu nome. Nabal é o seu nome, e a loucura está com ele, e eu, tua serva, não vi os moços de meu senhor, que enviaste."

Foi uma atitude notável, ela se colocou no meio de um conflito pois os da sua casa estavam sentenciados de morte.
35"  Então Davi tomou da sua mão o que tinha trazido, e lhe disse: Sobe em paz à tua casa; vês aqui que tenho dado ouvidos à tua voz, e tenho aceitado a tua face."
Algumas das qualidades de Abigail:
-Sua capacidade de assumir a liderança em face da má decisão do marido e seu estado de embriagues
- Sua prudência ao reconhecer a gravidade da situação em que ela e todo seu povo se encontravam, e a maneira eficiente e prática pela qual resolveu o problema.
- Sua confiança na misericórdia e na integridade de Davi.

A mulher cristã que atua no mundo de hoje também necessita dessas  qualidades:

- A capacidade de administrar- Seu tempo, suas energias, seus bens, sua vida no lar e fora dele, de maneira que Deus seja glorificado.
-A capacidade de compreender a situação em que se encontra- Ser sábia no seu viver diário, nas prioridades a que está dando preferência. A compreensão  e a mutualidade existentes entre ela e o marido.
-A percepção espiritual para discernir o caráter das pessoas que a cercam- a mulher cristã tem que ser, na expressão de Jesus" prudente como as serpentes e simples como as pombas( Mat 10;16) A prudência e a formosura de Abigail são dignas de serem cultivadas pelas mulheres hoje.

Nenhum comentário:

Páginas

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails