domingo, 15 de fevereiro de 2009

A ESTÉTICA DAS CORES


Recados e Imagens - Pinturas - Orkut

Recados, Gifs e Imagens no Glimboo.com



§ 2°. Valor da Estética da Pintura. 3911y018.



19. Atração preferencial da cor. Já antes de ser utilizada como instrumento de expressão de mensagem, a cor exerce neste instante pré-artístico uma importância psicodinâmica considerável. A cor influi na alegria, no entusiasmo, no prazer, na calma, na sensação de grandeza dos espaços.
Indiretamente, esta situação vai influir na importância da mesma arte da pintura, bem como de todas as artes que utilizam a cor, porquanto o contributo psicodinâmico as torna mais enfáticas e convenientes. Suponha-se que estejamos a ler, e que, ao transitarmos para uma nova página, esta apresente um clichê colorido; nestas circunstância a atenção tende a ir primeiramente às cores, para só depois retomar a leitura.

20. Maior poder da cor. Entre as qualidades que servem como instrumento artístico, é a cor a que oferece mais capacidade de expressão.
O mesmo não acontece com o som musical que pouco consegue expressar em seus instantes mais simples. Os sons falam apenas depois de organizados em complexas aglutinações, que se sucedem.
As cores, já no seu instante estático, oferecem variada composição, e que por isso, como já se advertiu, geram uma arte completa, a pintura. Ao entrarem em movimento, como no cinema, exercem fantástico poder de expressão. Com poucas cores a pintura expressa os animais e as plantas, as flores e a vestes das pessoas, os edifícios e as montanhas, os homens e as mulheres, o guarda e o carteiro, os jogadores de futebol, os bailarinos, os truões e os cômicos.

Deve-se a capacidade da cor ao poder da vista, para ver diferenciações. Sabemos que a vista humana não percebe todas as cores; dali se infere que a pintura seria ainda mais poderosa no seu poder de expressão, se a vista humana conseguísse desenvolver seu limiar para uma percepção maior de cores, conforme parece acontecer em alguns animais.
Uma alteração genética bem calculada poderá no futuro integrar os seres humanos neste outro patamar. Talvez isto ocorra com seres humanos de outros planetas, e talvez mesmo esteja a longo prazo programado para a evolução espontânea do dos humanos de nosso globo terráqueo.

A arte da pintura somente perde para outra quando na comparação não se atende aos mesmos critérios. Se se comparar a cor estática com som em movimento, é possível que o som consiga em numerosas oportunidades surpreender com sua força de expressão.
Entretanto, se se mantiver o paralelismo da comparação do estático com o estático, o dinâmico com o dinâmico, não resta dúvida que a arte mediante a cor se avantajará. Os recursos eletrônicos deram aliás à imagem eletrônica uma versatilidade admirável.


21. A importância do estudo da estética das cores decorre diretamente das mesmas cores, e da arte que as utiliza.
A estética das cores esclarece sobre a cor e sobretudo sobre a arte da cor.
Habilita-nos a operar com esclarecimento com uma das mais expressivas artes. Diz-nos como tratar o tema, - se à maneira classicista, - ou se por outra maneira.
Ensina sobre o exato instrumento de expressão direta da prosa, e sobre o expediente exato de expressão evocativa (associativa) da poesia.
Diz-nos que propriedades regem a arte das artes. E ainda o que nela ocorre apenas contingentemente como estilo.
Como se observa, por toda a parte ocorre um tilintar de razões que nos movem a dar valor ao estudo da filosofia da arte da cor.

Nenhum comentário:

Páginas

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails